São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É preciso mudar já?

BRUCE SCHWARTZ
DO ``USA TODAY"

Será que é preciso mudar já para o ``Windows 95"?
A resposta é simples: não.
Segundo Ted Stevenson, da revista ``PC Magazine", ``passar já para o `Windows 95' é coisa para micreiros fanáticos. Em aplicativos, nada ainda avançou tanto para que se possa afirmar que esteja anos-luz à frente dos últimos aplicativos do `Windows 3.1"'. O usuário prático e cauteloso deve esperar até ter uma boa razão para fazer a mudança.
Os perigos inerentes ao fato de ser um dos primeiros usuários de qualquer software novo -quanto mais um sistema que mexe com cada chip em seu micro e com cada byte em seu software- são evidentes.
E os custos ocultos do ``Windows 95", para atualização de equipamento e programas, podem ser consideráveis. Para ajudar você a decidir, acompanhe a lista de perguntas e respostas.
Seu micro está pronto?
A Microsoft afirma que pode ser instalado em um 386DX com 4 Mbytes de memória. ``Com esse mínimo, é muito pouco provável que funcione bem", diz Steve Fox, da ``PC World".
Você vai precisar de um 486, de preferência um de 50 MHz ou mais veloz. Mais importante ainda: você vai precisar de muita memória. ``Na prática, é preciso dispor de 16 Mbytes", diz Fox. ``Vai funcionar direito com 8 Mbytes, mas os aplicativos provavelmente ficarão um pouco mais lentos do que no `Windows' atual."
Máquinas mais antigas podem provocar problemas específicos. Se o fabricante já deixou de produzi-los, pode ser difícil encontrar assistência técnica.
Seu soft está pronto?
É provável que tudo que você possui funcione tão bem quanto agora ou melhor. Mas não é garantido.
A Microsoft testou mais de 2.500 títulos para checar sua compatibilidade. Mais de 600 apresentaram problemas menores, desde a impressão até o cursor. Outros cem títulos apresentaram problemas sérios.
Além disso, só programas escritos para o ``Windows 95" aproveitam inteiramente muitas das características do novo sistema operacional. Por isso, os fabricantes estão prevendo uma invasão de novos títulos.
Você está pronto?
Se você sua frio quando pensa em instalar software, talvez esse não seja um bom momento para atualizar seu sistema. Os problemas são inevitáveis.
``Na verdade, o programa não estava inteiramente pronto, mas precisou ser lançado porque a data já estava marcada", diz John Eckhouse, da ``Home PC". Portanto, a Microsoft terá que fazer atualizações -algumas pessoas já andam prevendo que isso será feito a cada seis ou oito semanas.
``A maioria dos usuários domésticos não gosta de atualizar seu software, mesmo que isso saia virtualmente de graça", continua.
``Se você se enquadra nessa categoria, é melhor esperar um pouco até que tenham sido feitos todos os aperfeiçoamentos."
Mesmo assim, vá somando a conta (mais memória, novos programas etc.), porque mais cedo ou mais tarde você terá que pagá-la. O ``Windows 3.1" está fadado à extinção. Mas não é preciso ter pressa.
``As pessoas não devem ter expectativas altas demais. Ainda não é com o `Win95' que elas terão um eletrodoméstico tão fácil de usar quanto uma torradeira", diz Eckhouse.

Texto Anterior: Conheça os destaques dos concorrentes
Próximo Texto: A utilidade de protetor de tela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.