São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Bombardeio mata 6 em Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Seis pessoas morreram e pelo menos 38 ficaram feridas em bombardeios sérvios em diferentes pontos de Sarajevo. Entre os feridos estão seis soldados egípcios da ONU e duas crianças.
Um prédio de escritórios na região oeste da cidade foi destruído. O local estava praticamente vazio no momento do bombardeio, o pior na cidade em duas semanas. Um edifício vizinho pegou fogo.
O ataque começou às 10h40 (5h40 em Brasília). No final da manhã, um posto de observação da ONU foi atingido por quatro morteiros. Dois soldados egípcios ficaram gravemente feridos.
Em resposta aos ataques, a Força de Reação Rápida sob mandado da ONU disparou com canhões, pela primeira vez, contra posições sérvias em Sarajevo.
Uma mulher de 22 anos morreu e oito pessoas foram feridas em ataque ao centro, às 13h45. Pouco antes, outro bombardeio ao centro de Sarajevo feriu nove pessoas.
Segundo a ONU, a ação sérvia foi uma represália a um ataque do Exército bósnio contra uma fábrica de munições em um subúrbio ao norte da cidade, pela manhã. Uma rádio sérvia disse que duas pessoas foram mortas na ação.
Desde o início da guerra, há três anos e meio, pelo menos 10,5 mil residentes de Sarajevo morreram em ataques sérvios.
Tropas da Croácia continuaram bombardeando aldeias sérvias perto de Trebinje (Bósnia), cidade de onde ocorrem bombardeios aos arredores de Dubrovnik.
Há cerca de 10 mil soldados croatas prontos para atacar os sérvios na região e eliminar a ameaça de bombardeios a Dubrovnik, cidade histórica tombada pela ONU.
O diário ``Oslobodenje", de Sarajevo, publicou declarações de um funcionário da ONU, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, a saída dos soldados da organização do encrave de Bihac pode ser efetuada em outubro.
Estava prevista para ontem a saída dos primeiros equipamentos dos soldados croatas da ONU em Gorazde. Os sérvios impediram a saída dos croatas na semana passada, alegando que eles estavam deixando armas com os bósnios.
A missão diplomática norte-americana para a ex-Iugoslávia deve voltar à Europa na semana que vem. No sábado, três diplomatas do país morreram em um acidente em uma estrada quando estavam a caminho de Sarajevo.
Os três diplomatas foram enterrados ontem em Washington.
Os Estados Unidos estão reestruturando a missão para retomar as negociações de um plano de paz para a região.

Próximo Texto: China traz 800 táxis para cúpula da ONU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.