São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe faz homem estéril fertilizar óvulo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas franceses afirmam ter conseguido fertilizar com sucesso um óvulo humano a partir de um homem que não produz espermatozóides. A notícia foi publicada na edição de ontem do jornal francês "Le Monde".
Jacques Testart e sua equipe do Inserm (sigla em francês para Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica) aplicaram uma microinjeção em um óvulo.
A injeção introduziu no gameta feminino uma célula encontrada no sêmen de um homem considerado previamente estéril.
O sucesso foi confirmado com o nascimento de uma criança saudável de 3,5 quilogramas.
A célula utilizada pela equipe de Testard é conhecida como espermátide, que normalmente amadurece e gera os espermatozóides plenos.
O estudo foi realizado com diversos casais, nos quais os homens não conseguiam fazer com que suas espermátides evoluíssem até gerar espermatozóides.
Os pesquisadores disseram que, de 39 óvulos tratados com a técnica, 14 desenvolveram um embrião humano. Além da criança recém-nascida, outra está sendo aguardada para setembro, informou o "Le Monde".
A técnica é uma extensão de um método de fertilização recém-desenvolvido, que injeta espermatozóides completamente amadurecidos diretamente nos óvulos, praticado na Bélgica.
Segundo o jornal, os especialistas apresentaram seus resultados em um congresso médico realizado recentemente na Alemanha, mas ainda não os publicaram em nenhuma revista especializada.

Texto Anterior: Pefelista ataca Motta e quer retaliação
Próximo Texto: Equipe fotografa esperma gigante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.