São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Windows 95' chega em festa milionária

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

Uma festa milionária marca hoje o lançamento do ``Windows 95", o mais anunciado, comentado e esperado programa de computador dos últimos três anos.
Mais de US$ 300 milhões foram gastos na promoção do produto pela Microsoft, maior companhia de programas de computadores do mundo, segundo estimativas de empresas de pesquisa de mercado.
Só pelos direitos da música ``Start Me Up", dos Rolling Stones, que vai animar a festa de lançamento, a empresa teria pago US$ 12 milhões.
A campanha também inclui o financiamento da edição de hoje do jornal britânico ``The Times", que terá 1,5 milhão de exemplares e será distribuída gratuitamente.
No comando de toda a operação está Bill Gates, o proprietário e principal executivo da empresa, dono de uma fortuna estimada em US$ 12,9 bilhões.
Gates dá o pontapé inicial na festa, em Redmond, Estado de Washington (noroeste dos EUA), onde fica a sede da Microsoft. O evento será transmitido internacionalmente, via satélite.
Gates acredita que o ``Windows 95", programa que controla o funcionamento do computador, substituindo os conhecidos DOS e ``Windows", vai revolucionar o mundo da informática.
Segundo as estimativas da empresa, cerca de 60 milhões de micros estarão funcionando com o programa, nos próximos 12 meses.
Com isso, o produto deve render para a Microsoft, no período, cerca de US$ 3,5 bilhões -no ano fiscal de 1995, encerrado em 30 de junho passado, a empresa faturou US$ 5,9 bilhões.
A febre de vendas já começou. Por causa do fuso horário, a Nova Zelândia foi o primeiro país onde o produto pôde ser comprado.
Desde a meia-noite deste dia 24 (9h de ontem, no Brasil), lojas de informática daquele país lotaram. Horas depois, na Austrália, a corrida se repetiu.
Nos EUA, as principais cadeias especializadas abriram à 0h de hoje, oferecendo descontos e promoções para os primeiros compradores do ``Windows 95".
Na rede Egghead, quem comprou o programa entre 0h e 2h pagou menos 5% pelo programa e ainda levou US$ 1.000 em cupons de desconto para usar na compra de outros produtos.
No Brasil, a festa de lançamento será no Memorial da América Latina (zona oeste de São Paulo).
Com agências internacionais

Texto Anterior: Índice da Bolsa paulista tem alta de 3,84%
Próximo Texto: Bradesco vai aguardar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.