São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Rocky & Hudson" ironiza universo gay

Longa-metragem de animação estréia amanhã no Cinesesc

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil já tem o seu Beavis & Butthead. Só que em vez de adolescentes metaleiros debilóides, eles são adultos, caubóis e gays. "Rocky & Hudson", longa-metragem de animação que estréia amanhã no Cinesesc, tem o mesmo humor demolidor, com pitadas generosas de deboche brasileiro.
O filme tem dois episódios: "A Pistola Automática do Dr. Brain" e "Pé Na Estrada". No primeiro, eles enfrentam o vilão Dr. Brain e sua incrível pistola que assalta bancos sozinha. O segundo é um road-movie, onde a dupla mais a avó punk de Rocky, a Vó Béti, e o cavalo Silverado viajam por alguns clichês da cultura pop.
Os personagens Rocky & Hudson nasceram nos quadrinhos. Adão Iturrusgarai, 30, que colabora com a tira "Los Tres Amigos", publicada no Folhateen, criou os caubóis em 87: "A idéia inicial era brincar com o machismo gaúcho, mas achei que se os personagens fossem gaúchos ia ficar muito regional. Daí os caubóis."
As primeiras histórias da dupla foram editadas na revista "Dun-Dun", uma publicação gaúcha de quadrinhos que durou apenas três números. Atualmente, as histórias dos caubóis são publicadas na "Big Bang Bang", da Circo Editorial editada por Iturrusgarai, e na revista gay "Sui Generis". Prova de que os caubóis foram adotados pela comunidade.
O diretor Otto Guerra, 39, e Iturrrusgarai, que escreveu os roteiros e fez a direção de arte do primeiro episódio, usam a mesma palavra para definir filme e personagens: "bagaceiro". Segundo o Aurélio, "bagaceiro" é aquele que vive com a ralé. Para os gaúchos, é sinônimo de escracho, humor tosco, que tangencia o politicamente incorreto.
O filme foi, segundo seu diretor, "execrado" no Festival de Gramado em 94. Mas ganhou prêmios de melhor filme do júri popular no 18º Guarnicê Filme e Vídeo, no Maranhão, e de melhor filme no 2º Festival Nacional de Desenho Animado. O filme foi selecionado para o Festival de Havana deste ano.
"Rocky & Hudson", uma co-produção do Pólo de Cinema de Brasília, da Prisma Produções e da Otto Desenhos Animados, demorou dois anos para ser realizado. Foram feitos 8.000 desenhos pra 63 minutos de filme -para se ter uma idéia, uma hora de filme dos estúdios Disney consome 120 mil desenhos, segundo Guerra.

Filme: "Rocky & Hudson"
Produção: Brasil, 1994
Direção: Otto Guerra
Criação e roteiro: Adão Iturrusgarai
Onde: a partir de amanhã, no Cinesesc

Texto Anterior: Projeto Pixinguinha virá a SP no próximo mês de outubro
Próximo Texto: Gravadora francesa lança Jobim `inédito'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.