São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo na região começou nos anos 70

HENRIQUE SORIA JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Visconde de Mauá foi ocupada por colonos europeus no século passado. Mas apenas nas décadas de 70 e 80 é que o turismo começou a ser explorado na região.
Surgiu, então, um grande número de pousadas na região, que hoje já possui uma boa infra-estrutura turística.
O município conta com pousadas e campings de todas as categorias. Luxo e simplicidade estão à disposição dos turistas.
Os restaurantes servem apetitosos pratos preparados com trutas frescas, criadas em viveiros da própria região.
O turismo local se apresenta de forma pouco agressiva. Não existe lixo jogado ao longo das estradas de terra ou trilhas e muito menos nas cachoeiras e riachos.
É possível afirmar que a beleza natural do lugar desencoraja qualquer atitude pouco ética, como jogar um papel de bala no chão.
O acesso às cachoeiras é feito por meio de estradas de terra, por onde é possível se aproximar com um carro e depois andar um pouco numa das trilhas que, em geral, são muito fáceis.
Mesmo os que chegam à região de ônibus podem ficar despreocupados com as distâncias, pois é comum o hábito de dar carona entre os visitantes da cidade, cuja maioria dos habitantes é jovem.
As cachoeiras mais famosas e visitadas são as da Toca da Raposa, Véu da Noiva, Santa Clara, Marimbondo e do Escorrega, que proporcionam um grande prazer para quem tiver coragem de escorregar entre suas águas límpidas.
A temperatura é muito fria, mas a sensação é tão gratificante que é improvável que alguém se arrependa depois de ter mergulhado, mesmo se pegar um resfriado.
Um pouco mais puxada, mas ainda valendo a pena, é a caminhada até a cachoeira do Alcantilado. O caminho passa por outras belíssimas cachoeiras e pode ser percorrido em uma tarde.
Há ainda a possibilidade de descer as corredeiras do Rio Preto, voar de asa delta e, para os que apreciam uma boa caminhada, escalar o pico das Agulhas Negras.

Texto Anterior: Vôo por Viena barateia viagem
Próximo Texto: Confira os preços de pacotes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.