São Paulo, quinta-feira, 24 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlim festeja 7ª arte sobre restos do Muro

Cidade exibe as lembranças de um século de filmes

DO ``LE MONDE"

Em Berlim, na Pariser Platz, que se abre a oeste, perto da porta de Brandenburgo, em uma praça bem maltratada e que deve ser reconstruída, encontra-se um pequeno ``mercado de pulgas".
Mantido por turcos, vende misturados despojos russos, bonés de generais, decorações militares, relógios soviéticos grandes e maciços que marcam, talvez, as horas.
E, ainda, pedaços irregulares de cimento, pintados de um lado pela tinta de grafiteiros.
São fragmentos do Muro. Escreve-se Muro com maiúscula, porque, com minúscula, aqui só há um único muro que povoa ainda todas as mentes.
Por cinco marcos pode-se adquirir -sem pechinchar nem procurar saber se esse fragmento é autêntico ou fabricado, como os escaravelhos egípcios nas fábricas de antiguidades modernas- um pedaço do muro.
Se o colocarmos em uma balança do correio pesa 195 gramas, o que faz o grama custar 8,9 cêntimos. Não é cara a história.
No palácio Martin-Gropius, uma exposição intitulada ``100 Anos de Cinema", muito rica e bem montada, mostrou uma boa parte do legado da atriz alemã Marlene Dietrich.
Roupas famosas, seu traje de marinheiro, suas jóias, suas plumas, sua correspondência e a planta do estúdio que ocupou até sua morte, na avenida Montaigne.
Um pouco adiante, maquetes de ``Metrópolis", do diretor Fritz Lang. Os sapatos do ator e dançarino Fred Astaire, a estatueta de ``Relíquia Macabra", do diretor John Huston, e o abraço de um anjo dourado segurando uma coroa.
Nós o vimos, empoleirado nas costas do ator alemão Bruno Ganz, no seu papel de anjo humano e meditativo em ``Asas do Desejo", o filme-luz de Wim Wenders cujo título em alemão é mais bonito ainda: ``Himmel šber Berlin" (Céu sobre Berlim).

LEIA MAIS
sobre Berlim na pág. 6-20
Tradução de Bertha Halpern Gurovitz

Texto Anterior: Confira os preços de pacotes
Próximo Texto: Praça tem anjo 'wendersiano'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.