São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astronauta defende equilíbrio

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

O ser humano precisa aprender a equilibrar seu desenvolvimento tecnológico com a preservação do meio ambiente.
A opinião é do coronel Terence Henricks, astronauta da Nasa -a agência espacial norte-americana-, que participa hoje de um debate na Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP).
"Se nós não aprendemos como fazer isso, nós não teremos um futuro. Os recursos não são ilimitados", disse Henricks em entrevista exclusiva à Folha.
Segundo ele, a questão energética depende também de uma racionalização do consumo. "Cada pessoa pode fazer a sua própria parte com coisas como não usar eletricidade que não precisa, economizar água, reciclar papéis e latas, mesmo que seja em pequena escala", disse.
"Não tem de ser um governo, não tem de ser uma companhia. Cada cidadão em cada nação do mundo tem de prestar mais atenção sobre o que ele pode fazer para ajudar."
Henricks ressaltou a importância da conscientização da classe política para o sucesso de programas que visam à proteção ambiental e à economia de energia.
"Se você tem os políticos conscientizados para medidas que reduzam a poluição e aumentar a educação da população -no sentido de conscientizá-la-, você terá o apoio tecnológico necessário para reduzir essa poluição", concluiu.
O astronauta norte-americano cita os dados fornecidos pela própria Nasa, como imagens e análises de elementos atmosféricos, como material científico e tecnológico disponível para sustentar políticas ambientais ou energéticas.
"Quando você viaja pelo espaço, você vê a Terra por uma perspectiva que pouquíssimos homens já viram. Isso faz você analisar o quão frágil é o ambiente. A Terra está por si só no espaço. Nós temos que tomar conta desta `nave espacial' que dividimos", disse.

Texto Anterior: Dano ambiental é inevitável, diz ex-ministro
Próximo Texto: Médicos desentopem uretra de feto dentro da barriga da mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.