São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor defende 'novo sindicalismo'

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O professor de ciência política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Leôncio Martins Rodrigues, 61, classificou o protesto de ontem em São Bernardo como ``característico de uma nova forma de atuação sindical, que não a conflitiva".
Rodrigues define essa nova forma de militância -segundo ele, hoje restrita à região do ABCD- como comunitária.
Isso porque ela consegue unir empregados, empresários e autoridades locais, diferentemente do tradicional conflito que marcou o sindicalismo na região. ``Essa atuação é característica do movimento estrutural da indústria metalúrgica, que é de crescimento sem geração de empregos".
Ele afirma que os metalúrgicos começaram a perceber que é preciso ter novas estratégias para negociação.``O primeiro a perceber isso foi o Vicentinho, que começou a negociar por meio das câmaras setoriais", diz.

Texto Anterior: Maior manifestação da região foi em 80
Próximo Texto: Governo pernambucano suspende pagamentos; Repórter diz ter sofrido ameaça no Amazonas; Coronel que barrou fotógrafo pede demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.