São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa de Barretos reúne 15 mil pessoas

ROBERTO DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL A BARRETOS

Pelo menos 15 mil pessoas assistiram ontem à noite à abertura do 3º Barretos International Rodeo. A festa reuniu cerca de 150 peões entre caubóis brasileiros, norte-americanos e australiano na arena do Estádio do Peão, que tem capacidade para receber até 35 mil pessoas.
O rodeio internacional é o principal evento da 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (438 a noroeste de São Paulo), que termina domingo. Até ontem, cerca de 300 mil pessoas tinham visitado a festa.
Os peões disputam cerca de R$ 200 mil em dinheiro e prêmios que variam de uma moto a um trailer.
Na montaria touro, os principais caubóis norte-americanos são: Owen Washburn, 23, Michael Gaffney, 26, Cody Lambert, 33, Chuck White, 29, e Royd Doyal, 23, entre outros. O australiano Rodney Lidgard, 26, é outro destaque internacional.
O americano Denny McLanahan não conseguiu visto no consulado brasileiro e está fora do torneio barretense.
Entre os caubóis brasileiros, estão Edson Avelino, 23, de Araçatuba, primeiro colocado no ranking brasileiro da FNRC (Federação Nacional do Rodeio Completo).
Criada há um mês e meio pelos organizadores de festas do peão de Barretos, Jaguariúna, Presidente Prudente e Goiânia, a FNRC controla a pontuação dos peões e os critérios de montarias em rodeios brasileiros.
Fabrícia Alves, 23, e Sigmar Colatruglio, 25, também estão na lista dos melhores peões nacionais.
A estrela do rodeio brasileiro, porém, está de fora. Adriano Moraes contundiu o braço e irá apenas atuar como juiz em Barretos.
Moraes vive há um ano e meio participando de rodeios norte-americanos e canadenses. Ele foi campeão mundial do PBR (Professional Bull Riders), espécie de associação dos peões norte-americanos. O caubói também foi campeão brasileiro de 1993 e 94.
No domingo, 42 montadores de touro e 42 de cavalo disputam a grande final na maior festa de rodeio do mundo para um público esperado superior a 30 mil pessoas.
Neste ano, o clube Os Independentes, formado por empresários, pecuaristas e profissionais liberais que organizam a festa de Barretos há 40 anos, preferiu seguir o ranking nacional de avaliação dos peões, no qual, a pontuação não interfere na posição. A premiação em dinheiro que o peão conseguiu durante o ano, vencendo nas principais festas do gênero no país, é que conta.
Os 20 primeiros colocados no ranking nacional, com isso, foram automaticamente classificados para o Barretos International Rodeo.

Texto Anterior: Caetano estréia show 'Fina Estampa' em SP
Próximo Texto: Começa curso de turismo para taxistas no Anhembi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.