São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reação química causou explosão em paiol no Rio

ALEXANDRE SECCO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O laudo sobre o acidente no arsenal da Marinha, na ilha do Boqueirão (RJ), afastará causas externas e atribuirá a uma instabilidade química, em pólvora estocada, a origem das explosões.
Na prática, o laudo -que será divulgado na próxima semana- vai dizer que a explosão começou espontaneamente, como a queima de fósforo branco, que incendeia ao entrar em contato com o ar.
Segundo a Folha apurou, as explosões começaram com um incêndio no paiol de trânsito -onde fica a munição retirada de navios. Nesse paiol também havia amostras de pólvora que seriam usadas em testes e análises de material.
O incêndio -na verdade pólvora em combustão- foi provocado pelo contato dessas amostras de pólvora com umidade.
Em contato com umidade, a pólvora pode perder sua estabilidade química. Os elementos começam a reagir, se aquecem e iniciam a combustão espontânea.
A combustão espontânea é um fenômeno comum na natureza. Um dos elementos mais conhecidos capazes de entrar em combustão espontânea é o fósforo branco.
Quando a pólvora começou a queimar, os oficiais de serviço na ilha ouviram ruídos, mas já era tarde para evitar os estragos.
O esquema de emergência foi acionado, mas não evitou que outros dois paióis (além do paiol de trânsito) fossem atingidos.
O laudo conclusivo coincide com as primeiras hipóteses levantadas pela Marinha para explicar o acidente. No começo da investigação, já se sabia que a origem estava no paiol de trânsito, mas suspeitava-se que munição antiga teria começado as explosões.
As hipóteses de atentado e de que a explosão teria sido proposital serão completamente afastadas.
Oficialmente, os resultados só deverão ser divulgados na próxima segunda-feira, quando vence o prazo de um mês estabelecido para elaboração do inquérito.
O ministro da Marinha, Mauro Cesar Pereira, deveria receber ontem os primeiros informes sobre as causas do acidente.

Texto Anterior: CONHEÇA A SUPERSENA
Próximo Texto: Avião bimotor cai no Piauí e mata 7 pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.