São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio atinge 14 km² de balneário em NY

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A região de Long Island (Nova York) está sob estado de emergência desde a noite de anteontem devido a um incêndio que já consumiu 14,16 km² (o equivalente a 1% do município de São Paulo).
O governador George Pataki disse que desde a década de 50 o Estado de Nova York não tinha um incêndio dessa proporção.
Pelo menos 700 pessoas foram retiradas da área. O fogo começou no fim da tarde de quinta em Westhampton, um dos mais badalados balneários de Nova York.
Sete casas e uma estação de trem haviam sido atingidas pelo fogo até o fim da tarde de ontem. Moradores foram levados para escolas transformadas em abrigos.
Um asilo também foi esvaziado. Até agora, as únicas vítimas foram 20 bombeiros que trabalhavam no local e que sofreram intoxicação por fumaça ou queimaduras leves.
Cerca de 1.500 bombeiros estão trabalhando na região. O vento forte e a falta de chuvas dificultam o trabalho. Desde 1964 não havia um verão tão seco em Nova York.
Segundo o coronel Ed Jacoby, que coordena os bombeiros, o fogo está ``incontrolado". ``Os soldados estão exaustos porque focos pequenos de incêndio explodem por Long Island desde o início da semana", disse Jacoby.
Ele negou informações veiculadas pelas TVs dos EUA de que o incêndio poderia ser criminoso.
A ferrovia e a rodovia que servem a região foram interditadas. Os condomínios particulares dessa área não foram ainda atingidos pelo fogo. Os atores Alec Baldwin, Chevy Chase e o cineasta Spike Lee têm casas de praia lá.
O governo federal começou a mandar ajuda financeira a Nova York à tarde. Aviões-tanque foram deslocados para Long Island.

Texto Anterior: Acabam testes perto de Taiwan
Próximo Texto: Justiça dos EUA assume ação contra Jackson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.