São Paulo, sábado, 26 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres anuncia a libertação de cem terroristas da Irlanda do Norte

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O ministro britânico para a Irlanda do Norte, Patrick Mayhew, disse ontem em Belfast que o governo do Reino Unido pretende libertar, antes do final do ano, cerca de cem terroristas presos na Irlanda do Norte.
Os terroristas, ligados ao IRA (Exército Republicano Irlandês) e a grupos paramilitares protestantes (rivais do IRA), serão libertados depois de cumprir 50% de suas sentenças.
A decisão do governo, que depende de aprovação do Parlamento britânico, foi anunciada às vésperas do primeiro aniversário do cessar-fogo do IRA, decretado no dia 31 de agosto, que acabou com guerra civil iniciada em 1969.
As medidas podem ter o objetivo de agradar os líderes do Sinn Fein (braço político do IRA), que estão descontentes com a demora do governo britânico em marcar a data para o início das negociações de paz com todos os partidos políticos da região.
O Sinn Fein defende a minoria católica da Irlanda do Norte e quer que a região seja independente em relação ao Reino Unido.
O ministro para a Irlanda do Norte reafirmou ontem que as negociações só vão acontecer depois que o IRA e os terroristas protestantes depuserem suas armas.
O Sinn Fein não aceita a exigência do governo britânico. O partido se declarou desapontado com as declarações de Mayhew.
Segundo líderes do partido, o governo britânico está conduzindo o processo de paz na Irlanda do Norte a um impasse.

Texto Anterior: Tropas britânicas da ONU deixam Gorazde após ataque de bósnios
Próximo Texto: Presidente do Egito oferece asilo a Saddam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.