São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homicídio aparece em segundo lugar nas estatísticas dos EUA

DO "USA TODAY"

O homicídio é a segunda maior causa de mortes no trabalho, mas os assassinos não costumam ser colegas de trabalho das vítimas.
Segundo relatório publicado pelo Burô de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, os homicídios no trabalho acontecem principalmente durante assaltos.
No ano passado, 91 pessoas foram assassinadas por colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho, fregueses ou clientes.
Esse número equivale a 9% dos homicídios ocorridos em locais de trabalho, enquanto 73% foram cometidos por assaltantes.
``A grande maioria dos atos violentos é cometida por estranhos. Não são agressões por colegas de trabalho ou atos violentos decorrentes de problemas em casa", explica Joseph Dear, secretário-assistente do Trabalho dos EUA.
No ano passado, 6.588 pessoas foram mortas em seus locais de trabalho -o que significa um aumento de 4% em relação a 1993.
O crescimento foi atribuído ao número maior de pessoas que morreram em desastres de avião e acidentes nas estradas (veja quadro).
No caso dos homens, a principal causa de morte foi acidentes de trânsito; entre as mulheres, homicídio. A explicação: mais mulheres trabalham em lojas de conveniência, restaurantes de fast food e postos de combustível -onde ocorre a maioria dos assaltos.
As lojas de conveniência estão tentando proteger seus funcionários, anunciando publicamente que guardam pouco dinheiro nas lojas.
Também estão dando treinamento para que saibam reagir no caso de assaltos e estão instalando sistemas de segurança sofisticados.
``De 1988 para cá, a única indústria em que houve uma queda no número de assaltos foi a de lojas de conveniência", diz Margaret Chabris, da rede 7-Eleven.
Outras ocupações perigosas são a de motorista de táxi e segurança.

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior: Blockbuster precisa de 290 profissionais
Próximo Texto: Aumento médio no comércio é de 1,12%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.