São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Coelho sai da lista

DA REDAÇÃO

O escritor Paulo Coelho não aparece pela primeira vez na lista dos livros mais vendidos do Mais!. Ela é publicada desde agosto de 94 e é a mais confiável do mercado (leia texto abaixo).
Desde o final dos anos 80, com o sucesso de ``O Alquimista" e ``Diário de um Mago", o escritor é presença constante em pesquisas sobre os mais vendidos.
Se em São Paulo o autor sai do ranking, na França ele continua entre os preferidos dos leitores: ``O Alquimista" e ``Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei" ocupam, respectivamente, a quarta e a quinta posições na lista de mais vendidos da revista ``Express" do dia 17 de agosto.
Com a perda de terreno do esoterismo, a filosofia sobe na cotação do público leitor. ``O Mundo de Sofia", recém-lançado no Brasil, desbancou o também espiritualista ``A Profecia Celestina" e lidera a pesquisa Datafolha na categoria ficção (veja arte ao lado).
O livro, que vendeu mais de 3 milhões de exemplares no mundo todo e teve trechos publicados com exclusividade pela Ilustrada, é uma história da filosofia para adolescentes contada com elementos de suspense.
A categoria ficção teve várias mudanças em relação ao mês passado: além de ``O Mundo de Sofia", outros cinco livros entraram -ou voltaram- à lista.
``O Buraco na Parede", de Rubem Fonseca, estréia na quinta posição. O livro marca a volta do autor à narrativa curta, seca, centrada na questão da violência.
Já ``A Ilha do Dia Anterior", do escritor italiano Umberto Eco -história de um náufrago do século 17, que relembra suas aventuras na Paris dos "Três Mosqueteiros- retorna ao ranking, no oitavo lugar.
Na categoria não-ficção, aparece ``Era dos Extremos", a história do ``breve" século 20 segundo o inglês Eric Hobsbawm, lançado no mês passado. O livro é a maior novidade da lista, junto ao memorialístico ``Paula", da escritora chilena Isabel Allende.
``O Guia dos Curiosos", de Marcelo Duarte, reassume a liderança entre as obras de não-ficção, sobrepujando ``Anjos Cabalísticos", de Mônica Buonfiglio.

Texto Anterior: QUE FILME VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE FEITO?
Próximo Texto: Saiba como é feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.