São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995 |
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Carros antigos ganham supermotores
MARCELO TADEU LIA
Após a cirurgia, surge um hot rod -com alterações radicais na carroceria- ou um street rod -mantém praticamente todas as características externas. Um autêntico modelo rod deve ser único, personalizado. Para montá-lo, o que vale é a imaginação -e o bolso. Os objetos de desejo são, principalmente, velhos Chevrolet, Ford e Willys. Hot rod (em inglês, biela quente, termo derivado do alto esforço exigido das peças do motor) que se preze deve ter propulsor ``bravo" e visual agressivo. Para ganhar potência, vale tudo -por exemplo, um blower (lê-se blouer), supercompressor que pode duplicar a potência do motor, ou carburadores quadrijet (para levar mais ar e combustível ao motor). Ou os dois juntos mais injeção de óxido nitroso (produto químico que permite conseguir mais potência). Donos de street rods também capricham no ``veneno". Por dentro, as mudanças também são livres: novos instrumentos, direção hidráulica e ar-condicionado. Em São Paulo, dois grandes clubes concentram 300 aficionados pelos hot e street rods -Hot & Street Car's e Auto Billy. Nos EUA (principalmente na Califórnia), maior reduto mundial dos ``rodders", existem cerca de 2 milhões de adeptos. PARA SABER MAIS Hot & Street Car's - tel. (011) 831-0862 Auto Billy - tel. (011) 442-6241 LEIA MAIS sobre hot rods e street rods na pág. 14 Próximo Texto: Importador vende em 12 vezes sem juros Índice |
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