São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Carros antigos ganham supermotores

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Fanáticos por velocidade procuram um carro bem antigo -de preferência um modelo americano das décadas de 30 ou 40-, instalam um motor superpotente -os V8 são os preferidos-, modificam a suspensão e colocam rodas mais largas com pneus especiais.
Após a cirurgia, surge um hot rod -com alterações radicais na carroceria- ou um street rod -mantém praticamente todas as características externas.
Um autêntico modelo rod deve ser único, personalizado. Para montá-lo, o que vale é a imaginação -e o bolso. Os objetos de desejo são, principalmente, velhos Chevrolet, Ford e Willys.
Hot rod (em inglês, biela quente, termo derivado do alto esforço exigido das peças do motor) que se preze deve ter propulsor ``bravo" e visual agressivo.
Para ganhar potência, vale tudo -por exemplo, um blower (lê-se blouer), supercompressor que pode duplicar a potência do motor, ou carburadores quadrijet (para levar mais ar e combustível ao motor). Ou os dois juntos mais injeção de óxido nitroso (produto químico que permite conseguir mais potência).
Donos de street rods também capricham no ``veneno". Por dentro, as mudanças também são livres: novos instrumentos, direção hidráulica e ar-condicionado.
Em São Paulo, dois grandes clubes concentram 300 aficionados pelos hot e street rods -Hot & Street Car's e Auto Billy.
Nos EUA (principalmente na Califórnia), maior reduto mundial dos ``rodders", existem cerca de 2 milhões de adeptos.

PARA SABER MAIS
Hot & Street Car's - tel. (011) 831-0862
Auto Billy - tel. (011) 442-6241

LEIA MAIS
sobre hot rods e street rods na pág. 14

Próximo Texto: Importador vende em 12 vezes sem juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.