São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 5 obstáculos para poder implantar modelo industrial japonês

DA REPORTAGEM LOCAL

A transferência para o Brasil do bem-sucedido modelo japonês de organização industrial, chamado de ``sistema de produção anti-desperdício", ainda enfrenta sérios obstáculos.
A opinião é do professor Susumo Watanabe, da Universidade Internacional de Tóquio, que fez palestra, ontem, em um simpósio internacional na USP (Universidade de São Paulo).
O evento, ``Gestão, Economia e Tecnologia - A dinâmica das relações entre Brasil e Japão", faz parte das comemorações, este ano, do centenário da amizade Brasil-Japão.
Watanabe disse que o baixo nível educacional, rigidez nas leis trabalhistas, ocorrência regular de greves, precariedade de infra-estrutura e inflação impedem a aplicação do modelo japonês no Brasil.
A professora Maria Tereza Leme Fleury, da Faculdade de Economia e Administração, da USP, disse que um dos traços fundamentais da gestão dos recursos humanos no Japão é o investimento em educação formal -16 vezes maior que no Brasil.

Texto Anterior: Nota oficial defende ação contra Chesf
Próximo Texto: As entranhas aparecem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.