São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Índice

Instrumento médico pode transmitir Aids

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Instrumentos médicos e odontológicos podem transmitir doenças contagiosas -como a Aids- porque os lubrificantes usados nos equipamentos podem proteger os vírus dos germicidas mais usados.
A conclusão, de uma equipe de cientistas da Universidade da Geórgia (EUA), é publicada hoje na revista "Nature Medicine".
"Praticamente todas as doenças infecciosas -de uma simples gripe à Aids- podem ser potencialmente transmitidas por lubrificantes contaminados liberados por instrumentos médicos e odontológicos", afirma David Lewis, um dos membros da equipe.
Até agora não foi registrado nenhum caso de transmissão entre dentistas que usaram equipamentos manuais para polir ou perfurar o dente dos pacientes.
Mas Lewis diz que é "virtualmente impossível" documentar eventuais contaminações entre pacientes pelo equipamento dentário.
Segundo ele, os médicos têm de esterilizar seus instrumentos em estufas, criadas justamente para eliminar o risco de contaminação.
A Associação Odontológica Americana reforçou a recomendação de que a esterilização por calor é o melhor método para garantir a segurança de material reutilizável.
Lewis afirma que a forma como são usados alguns instrumentos médicos é "inadequada".
Muitos deles têm partes móveis, lubrificadas. Os pesquisadores dizem que, quando uma gota de sangue entra em contato com os lubrificantes, germicidas não conseguem matar nem um vírus fraco.
"Há ambientes em que o vírus da Aids pode viver vários dias", diz Lewis. "O vírus permaneceu contagioso devido ao ambiente lubrificante."

Talidomida
A talidomida, tranquilizante responsável por deformidades em crianças nas décadas de 50 e 60, será usada nos EUA para tratar complicações decorrentes da Aids.
Segundo a FDA -agência que regula drogas e alimentos nos EUA-, testes com a droga poderão ser feitos em doentes que não responderem a outros tratamentos.

Texto Anterior: Deputado do PMDB ameaça processar Mesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.