São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de geladeiras bate recorde

MÁRCIA DE CHIARA; <UN->JOAQUIM TEIXEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O calor esquentou as vendas de geladeiras e de condicionadores de ar em pleno inverno.
A Multibrás, dona das marcas Brastemp, Consul e Semer, bateu recorde histórico de vendas de refrigeradores em julho.
``Em agosto o ritmo de negócios vem sendo mantido", diz Freddy Mastrocinque, diretor-superintendente da Multibrás.
Em julho, a empresa comercializou 200 mil geladeiras e respondeu por 82% do mercado. As vendas se concentraram nos refrigeradores de uma porta, mais populares, na faixa de R$ 400.
Normalmente, o volume de vendas de julho, em pleno inverno, gira em torno 130 mil unidades. Em janeiro, no pico do verão, já se chegou a vender 180 mil.
No segmento de aparelhos de ar condicionado, a empresa registrou crescimento de 10% nos negócios em julho em relação ao mês anterior, com 27 mil aparelhos.
Mastrocinque atribui parte desse desempenho à forte onda de calor e ao aumento do poder aquisitivo da população desde o Real.
Segundo ele, quem hoje não consegue comprar um automóvel novo opta por trocar a geladeira.
Mário Guy de Faria Mariz, superintendente da Springer-Carrier, confirma que ``a falta do frio queimou o estoque no varejo".
``É surpreendente. As vendas de eletrodomésticos estão regulares desde julho", diz Hugo Miguel Etchenique, presidente do Conselho da Administração do Brasmotor, do qual a Multibrás faz parte.
A perspectiva da empresa é que as vendas de eletrodomésticos da linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar etc.) cresçam 5% em agosto sobre julho.
O que está garantindo os negócios, diz, é a venda de produtos mais populares. Além disso, há queda nos preços dos eletrodomésticos. Segundo a Eletros, que reúne a indústria, os preços da linha branca caíram, em média, 1,7% em julho, pelo segundo mês.
A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) estima para 95 um crescimento de 9% sobre o faturamento de 94.

Texto Anterior: Pagamento da 4ª parcela do IR vence amanhã; Abeiva contesta leilão para distribuição de cotas
Próximo Texto: Lucro da Brasmotor cresce 23,5% no semestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.