São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa prevê Natal fraco

DA SUCURSAL DO RIO

Indústria e comércio estão se preparando para um Natal de poucas vendas, segundo mostra pesquisa realizada com 155 empresas pela Boucinhas & Campos Auditores e Consultores.
Mais da metade dos entrevistados (56%) acredita que o último trimestre do ano terá vendas menores do que em igual período de 94, 30% acham que serão maiores e 15% que serão iguais.
Mas o número mais surpreendente da pesquisa é o que compara a expectativa de vendas do último trimestre do ano com o atual. Praticamente a metade acredita que será igual (26%) ou pior (23%). 51% crêem que será melhor.
``O pessoal acha que não vai haver Natal este ano", disse o diretor da Boucinhas & Campos, Luís Eduardo Carvalho.
Carvalho disse que as empresas estão com dificuldades para vender, como mostram as liquidações de inverno, as concordatas e quebras de empresas.
Um exemplo é que apenas 19% das empresas pretendem contratar trabalhadores no final do ano.
Mesmo descapitalizadas, as empresas pretendem evitar os bancos para financiar a produção. 62% investirão com capital próprio, 29% buscarão crédito bancário e 10% vão procurar aumentar o prazo de pagamento dos fornecedores.
A pesquisa mostra também que 66% dos entrevistados pretendem administrar vendas em função da disponibilidade de capital de giro e 34% devem buscar financiamento para ampliar as vendas.
Ele diz que há cautela dos bancos na concessão de empréstimos.

Texto Anterior: Lucro da Brasmotor cresce 23,5% no semestre
Próximo Texto: Cofres entupidos; Dedução ignorada; Movimento interrompido; Credores seletivos; Freio de mão; Curva fechada; Papel em alta; Ganho líquido; Prognóstico de lucro; Outro time; No mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.