São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um bom sinal

A adesão de cerca de 45% da população ao rodízio de veículos na região metropolitana de São Paulo nos dois primeiros dias da campanha pode ser considerada bastante positiva e até surpreendente.
Como a iniciativa é pioneira no país e não está sendo estimulada por nenhuma medida oficial coercitiva, essa porcentagem de participação parece indicar uma inesperada e bem-vinda maturidade dos munícipes para o apoio a uma operação cuja importância chegou a ser questionada até pelo próprio prefeito da capital.
Isso prova que muitos paulistanos não dependem da coação legal ou de estratégias especiais de fiscalização para se sentirem mobilizados por medidas que favoreçam sua qualidade de vida. Antes, manifestam a incipiente formação de um espírito público necessário à solução das questões ambientais.
Mesmo que eventualmente a participação no rodízio venha a cair um pouco até o fim da semana, deve-se notar desde já que, quando movida por interesses reais, a população inicialmente tende a empenhar seu livre engajamento, cabendo ao poder público cultivá-lo constantemente por meio de medidas complementares que não o deixem cair no vazio.

Texto Anterior: Ajustando o foco
Próximo Texto: Interesses e interesses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.