São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tubarão é um bicho muito curioso

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Os cientistas dizem que os tubarões só atacam por vingança nas histórias de faz-de-conta, como em "Tubarão", de Steven Spielberg.
Fábio Hazin estuda por que os tubarões estão atacando surfistas em Recife há quase um ano.
Segundo ele, os tubarões, que têm o hábito de seguir navios, gostaram da idéia de comer a comida jogada pelos barcos perto do porto. Seguindo os navios, eles ficam mais perto das praias.
O porto de Suape é diferente do de Recife porque suas águas são mais fundas e mais salgadas. Tubarões gostam de águas assim.
No porto também existe uma corrente marinha que sai do sul do país em direção ao norte. A corrente leva os tubarões para perto das praias, onde eles encontram mais "comida": os surfistas.
Alguns cientistas dizem que o tubarão é um bicho muito curioso, mas como não tem mãos, "pesquisa" com boca o que acha que pode virar um bom almoço.
Quando percebe que não mordeu um peixe, o tubarão solta sua presa. Muitas vezes, os surfistas morrem porque a mordida do bicho é muito forte e, sem querer, o tubarão acaba arrancando um pedaço. Quase sempre, os surfistas entram sozinhos na água e não há ninguém para socorrê-los.
Os cientistas da universidade de Pernambuco dizem que não há como resolver o problema, porque o porto não pode fechar.
Eles pensam em colocar redes nas praias perigosas até o final do ano, para impedir que os tubarões cheguem perto das pessoas.
Mas Gadig diz que isso não vai resolver o problema. "Na África do Sul, onde há muitos tubarões, isso não deu certo." Para ele, o que funciona é aprender a conviver com os tubarões.
"O governo deve fazer campanhas para ensinar as pessoas a não entrar na água sozinhas e nos horários em que os tubarões se alimentam, pela manhã e à tardinha."
Gadig diz que isso já foi feito na Califórnia (EUA) e deu certo. Lá, havia muitos ataques de tubarões brancos, um dos mais perigosos.

Texto Anterior: Nariz; Ampolas de Lorenzini; Olhos; Boca; Linha lateral
Próximo Texto: OS TUBARÕES MAIS PERIGOSOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.