São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alguns tubarões comem de tudo

FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Existem 350 tipos diferentes de tubarões no mundo. Mas nem todos são agressivos ou perigosos para o homem.
O tubarão-baleia, por exemplo, o maior tubarão do planeta, é um dos mais pacíficos. O nome se deve ao fato de o tubarão, assim como as baleias, ter uma espécie de filtro que "pesca" animais microscópicos chamados zooplâncton.
Para ficar bem alimentado, ele precisa comer, todos os dias, toneladas desse zooplâncton.
Na costa brasileira existem dois tipos de tubarões considerados perigosos: o cabeça-chata e o tubarão-tigre (veja quadro).
Eles são considerados perigosos porque não têm um tipo de alimento preferido, como o tubarão branco, que come focas, leões marinhos e peixes.
O tigre e o cabeça-chata comem tudo o que encontram pela frente: peixes, abacaxis, tartarugas e sacos plásticos. Alguns cientistas dizem que eles não conseguem sentir direito o gosto das coisas.
Quando eles mordem uma pessoa, percebem, não pelo gosto, mas pela dureza da carne, que o alimento não era um peixe. Quando isso acontece, eles cospem a presa.

Texto Anterior: OS TUBARÕES MAIS PERIGOSOS
Próximo Texto: Porto de Suape
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.