São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM apresenta história e cultura do sushi

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

Quem gosta de comida japonesa ou quer se aventurar a fazer sushi já tem um professor: um CD-ROM que ensina a história, os tipos, os ingredientes, como fazer e como comer o tradicional bolinho de arroz e peixe cru.
"The Beauty of Japan Through the Art of Sushi" (as belezas do Japão através da arte do sushi), em dois CDs, foi lançado na Europa em agosto e deve estar disponível nas lojas brasileiras que importam CD-ROMs a partir de outubro.
No CD-ROM se aprende que o sushi não nasceu no Japão. Evidências históricas mostram que o avô do sushi apareceu no sudeste asiático, por volta do século 8 a.C., decorrente do processo de conservação do peixe.
O arroz era usado, junto com o sal, para conservar peixes inteiros em caixotes de madeira. O ácido lático produzido pela fermentação do arroz mantinha o peixe por longo tempo. Na hora de comer, se jogava fora o arroz e se comia só o peixe, então fermentado.
O uso do peixe cru data do século 2 a.C. na China. Os chineses teriam levado a comida para o Japão no ano 300 da era cristã.
Apesar de não ter nascido japonês, foi no Japão que o sushi virou comida padrão. A produção dominante de arroz e a riqueza de peixes da baía de Tóquio podem ter determinado sua permanência na culinária japonesa.
Além desse aspecto natural, uma crença que relaciona os ingredientes do sushi e a saúde do corpo mostra a consagração do alimento no Japão.
Segundo essa crença, o sushi é um alimento completo porque tem todos os sabores: azedo, amargo, doce, "quente" e salgado. Cada um desses sabores, respectivamente, ajudaria o trabalho de um órgão do corpo humano: fígado, coração, baço, rins e pulmão.
O CD-ROM tem também um glossário de termos e uma tipologia do sushi. Para quem quer prática, imagens ensinam como comer o sushi. Duas regras: é preferível comer com a mão, mas se admite o uso dos pauzinhos; molha-se no shoyu (molho à base de soja) somente a parte do peixe.
Outra lição com imagens de vídeo é sobre o corte do peixe e os demais ingredientes que ornamentam o prato de sushi.
Quem escolhe se embrenhar na rubrica "Japão" terá textos sobre geografia, história, agricultura, clima, religião e "cultura" do peixe -onde são mostradas fazendas de cultivo de ostras, camarões e algas. Há ainda capítulos sobre Ikebana (arte dos arranjos florais) e cerimônia do chá.

Título: "The Beauty of Japan Through the Art of Sushi"
Língua: inglês
Preço: 40 libras (cerca de R$ 56)

Texto Anterior: MESA E BAR 1; MESA E BAR 2; SUSHI
Próximo Texto: Belgas e franceses promovem novo descobrimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.