São Paulo, segunda-feira, 4 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mata Atlântica tem nova ameaça

CÉLIA ALMUDENA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Mata Atlântica é uma das três maiores prioridades internacionais em conservação da biodiversidade para a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).
Calcula-se que nela existam dez mil espécies de plantas; 131 espécies de mamíferos, 160 de aves, 23 de marsupiais, 57 de roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas.
No caso dos primatas, por exemplo, a Mata Atlântica tem 60% de suas espécies ameaçadas. O mico-leão-preto, por exemplo, é uma das 12 espécies mais ameaçadas do mundo.
O problema tende a se agravar, segundo a SOS Mata Atlântica. É que o Ministério do Meio Ambiente apresentou, no dia 28 de junho, minuta de anteprojeto de lei visando reduzir em 70% a área de Mata Atlântica sob preservação.
Essa ONG (organização não governamental) está pedindo a seus associados, e a todas as pessoas em geral, que enviem cartas ao presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo a manutenção do Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993.
A nova legislação tira a proteção legal de formações florestais no interior das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

SOS Mata Atlântica, rua Padre Manoel da Nóbrega, 456, CEP: 04001-001, São Paulo, SP, tel. (011) 887-1195.

Texto Anterior: Geórgia, 14
Próximo Texto: Forma dos genitais não ajuda nem atrapalha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.