São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos pedem a Bresser garantia contra demissão em massa de servidor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A bancada do PSDB no Congresso se reuniu ontem com o ministro da Administração, Luiz Carlos Bresser Pereira, e pediu garantias de que não haverá "demissões em massa" de servidores nos Estados e municípios, caso o fim da estabilidade seja aprovado.
A principal preocupação dos parlamentares tucanos é com o dispositivo da emenda constitucional que prevê que servidores poderão ser demitidos por excesso de quadro.
A maioria dos Estados brasileiros gasta mais do que o previsto em lei com o funcionalismo. A legislação afirma que os governos devem comprometer, no máximo, 60% das receitas líquidas com o pagamento de servidores. Segundo dados das secretarias estaduais de administração, apenas Bahia e Maranhão estão abaixo dos 60%.
"Os Estados têm que se adequar aos tempos de estabilidade da economia, mas demissões em massa só agravariam o problema social", disse o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
Bresser argumentou que a emenda estabelece que uma lei complementar irá fixar critérios para a demissão por excesso de quadro. Segundo ele, o Congresso poderá estabelecer os limites que considerar necessário.

Texto Anterior: Recadastramento "esquece" diplomatas
Próximo Texto: Grupo do Rio terá lei antinarcotráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.