São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proteína guia sistema imune até invasores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas da Universidade de Alberta (Canadá) descobriram uma proteína capaz de guiar os agentes de defesa do organismo até um tumor ou infecção.
A proteína fica nos linfócitos-T, principais células de defesa do organismo. Os cientistas não sabiam como essas células identificavam a presença de invasores.
Segundo os pesquisadores, a proteína é uma espécie de molécula com cabeça 'buscadora', capaz de sondar a presença de invasores.
Kevin Kane e Hanne Ostegaared descobriram que outra proteína seria capaz de enganar o sistema imune, fazendo com que ele não perceba a presença de tumores.
Os pesquisadores explicam que alguns tumores apresentam a capacidade de modificar proteínas, de modo a ficar irreconhecíveis para os linfócitos-T.
Os pesquisadores sugerem que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de vacinas ou medicamentos contra várias doenças, inclusive a Aids. "Quando soubermos como os linfócitos-T encontram os invasores, poderemos ser capazes de reproduzir essa característica", disse Kane.
Essas drogas poderiam funcionar de duas formas. No primeiro caso, funcionariam auxiliando a proteína que encaminha os agentes do sistema de defesa ao tumor ou infecção.
A segunda forma se concentraria em neutralizar a proteína que permite a mudança estrutural do agente agressor.

Texto Anterior: Covas define hoje medidas emergenciais
Próximo Texto: Bancários de SP e Rio 'julgam' banqueiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.