São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro-95 vira futebol itinerante

ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL*

Depois de cinco rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro revela uma nova tendência.
Com dificuldades financeiras, os clubes estão abdicando de seus mandos de jogos e transferindo as partidas para cidades, em qualquer parte do país, que concordem em pagar as despesas do evento.
Isso já aconteceu em três oportunidades. O União São João, por exemplo, ainda não jogou em Araras. O time enfrentou o Fluminense em Maceió-AL e o Internacional em Cuiabá-MT.
Guarani e Flamengo, que jogariam em Campinas, se enfrentaram em Brasília.
Outro jogo que teve o local modificado será amanhã: Palmeiras x Botafogo, do Parque Antarctica para Presidente Prudente-SP.
Corinthians x Flamengo (do Pacaembu para Florianópolis-SC), no sábado, e Flamengo x Botafogo (do Maracanã para Goiânia), no próximo dia 24, também podem ter os seus mandos alterados.
A justificativa dos clubes para jogar "fora de casa", enfrentando longas viagens (veja quadro ao lado) e desprezando as suas torcidas, é uma só: diminuir o prejuízo em um campeonato deficitário.
"O clube tem que jogar onde ele é atração. Além disso, cidades como Presidente Prudente estão pagando a hospedagem e o transporte dos times. Hoje, ninguém tem um centavo em caixa", afirmou o presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro.
Segundo ele, os torcedores do Rio e de São Paulo têm se afastado dos estádios por "medo da violência e falta de segurança".
"Estamos pagando para jogar", afirmou o vice-presidente do Vasco, Eurico Miranda.
O presidente do Flamengo, Kleber Leite, é um dos principais defensores dos "jogos itinerantes".
"Temos que procurar alternativas para pagar as contas e os salários em dia no final do mês. O momento é de recessão e os clubes precisam aproveitar a sua popularidade em outros estados", disse.
Segundo ele, a folha de pagamento do time chega a US$ 500 mil e não seria coberta pelas rendas dos jogos no Rio. "Em Brasília, arrecadamos US$ 150 mil."
Leite disse que entrou em acordo com a Prefeitura de Florianópolis-SC e com dirigentes corintianos para que o jogo Flamengo x Corinthians seja disputado no estádio da Ressacada, sábado, com capacidade para 25 mil pessoas.
"O estádio estará lotado. Em São Paulo, com o mau momento do Corinthians, teria pouca gente", afirmou.
Apesar disso, a Federação Paulista de Futebol está confirmando o jogo entre Corinthians e Flamengo para o Pacaembu.
Procurados pela Folha, os dirigentes dos principais clubes paulistanos não foram encontrados.

LEIA MAIS
Sobre o Brasileiro nas págs. 2 e 3

Texto Anterior: Oliver McCall recebe suspensão do CMB; Eurocopa faz rodada da fase eliminatória; A FRASE; Pelé anuncia projeto para ex-jogadores; Santos contrata Marcos Adriano; Barros e César Maia visitam Jacarepaguá
Próximo Texto: Torcidas são contra viagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.