São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simulador de vôo desafia pilotos de acrobacias

CARLOS MURILLO
FABIO G. ARANTES

CARLOS MURILLO; FABIO G. ARANTES
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Flight Unlimited". Em português, vôo sem limites. Esse nome já sugere a categoria máxima do vôo acrobático.
No manual do usuário, a introdução avisa: "Esse programa é diferente da maioria dos outros simuladores de vôo para PC, que imaginam as aeronaves como um vetor". Ou seja, cada movimento sugerido pelos comandos provoca uma reação direta no avião.
"Flight Unlimited" modela o ar ao longo de toda a aeronave e suas superfícies de comando e informa ao computador como é que ela se move pelo ar. No fim, convoca os pilotos para a fruição do vôo e seus desafios.
O convite é seguido de atrativos -paisagens deslumbrantes em imagens de boa resolução e, se o micro tiver leitor de CD-ROM de dupla velocidade (leia texto abaixo), sonoridade sofisticada e de realismo entusiasmante.
Há três alternativas de aviões e uma de planador a escolher, todas para vôo acrobático.
O programa fornece, ao longo de aproximadamente 30 lições em duplo comando, as instruções básicas e avançadas -o instrutor fala a lição e suas mãos virtuais corrigem as manobras do candidato a piloto. Ao término da sessão, ou do vôo, vem a nota do desempenho.
Para quem nunca pilotou aviões de verdade, as dificuldades serão enormes. Mas, com a ajuda do instrutor e uma atenta leitura do manual, em pouco tempo o usuário vai dominar as máquinas que fazem "balé" no ar.
Para isso, é necessário estudar um pouco de teoria básica de vôo, presente no 8º capítulo, seguida de dicas de acrobacia, no 9º capítulo.
O programa resume-se a vôos locais, portanto sem opção de navegações, como outros simuladores de vôo permitem. Tem somente uma pista de pouso e paisagem bastante diversificada.
Não dispõe do recurso da bússola, que seria o mínimo indispensável para aventuras fora do limite visual do campo de aviação.
Mas, quanto à acrobacia, sua especialidade, o programa tem grande desenvoltura. Todas (ou quase todas) as nuances foram observadas.
Há até um acelerômetro instalado no painel da aeronave. O instrumento mede as acelerações a que o conjunto avião-piloto está sendo submetido, inclusive com indicador de limite máximo.
O vôo poderá ser também gravado em forma de imagens de vídeo no disco rígido do micro. Há uma tomada de imagens externas que registram suas manobras até o pouso, prática comum em aprendizado de acrobacia por simulador.
O programa representa um salto qualitativo em simuladores de vôo para PC e grandes desafios.

CARLOS MURILLO é piloto de planador. FABIO G. ARANTES é piloto de avião, planador e iniciado em acrobacia.

Texto Anterior: Vírus impede a instalação
Próximo Texto: Realismo pode ser ampliado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.