São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compositores fugiram da guerra

LUÍS ANTONIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

O concerto que o Cantus Cõlln apresenta se intitula "Amor & Cupido". Baseia-se no espírito da tragicomédia pastoral "Il Pastor Fido", de Giovanni Battista Guarini, editada em Veneza em 1590.
Guarini forneceu material para os músicos madrigalistas do século 17, inclusive os alemães.
O espetáculo traz composições sobre versos de Guarini de Heinrich Schtz (1585-1672), Ludwig Senfl (1486-1543), Georg Forster (1510-1568), Johann Hermann Schein (1586-1630), Leonhard Lechner (1553-1606) e Heinrich Albert (1682-1651), principais representantes do período marcado pela Guerra dos Trinta Anos.
O conflito, de origem religiosa, devastou os pequenos Estados alemães. Enquanto católicos e luteranos se engalfinhavam pela conquista do território, os músicos reagiam com escapismo. Criavam madrigais elegíacos, influenciados pelo estilo italiano. Tal fuga ajudou na formação do lied alemão.
Schütz estudou em Veneza e talhou suas músicas à maneira de Monteverdi. O grupo interpreta hoje alguns de seus madrigais, como "Fiamma Ch'allaccia".
O autor mais ortodoxamente germânico é Lechner, cujas canções em língua alemã ele denominava de "lieder" e remetiam às canções medievais.
(LAG)

Texto Anterior: Cantus Cölln canta grátis no mosteiro
Próximo Texto: Conjunto é formado por astros 'históricos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.