São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Superfície escorregadia facilita adesão de fitas

DA REDAÇÃO

Cientistas do Centro de Pesquisa Almaden da IBM, em San Jose (EUA), sugeriram uma nova explicação científica de por que as fitas adesivas têm a propriedade de colar em algumas superfícies melhor que em outras.
Segundo eles, o modo como a fita adere a uma superfície depende de diversos fatores, principalmente de a superfície ser lisa.
O estudo, publicado na edição desta semana da revista científica "Science", afirma que, por mais paradoxal que isso possa parecer a princípio, adesivos ficam melhor unidos às superfícies escorregadias que às rugosas.
Os pesquisadores observaram que a característica de permanecer colado depende da habilidade de as moléculas do adesivo escorregarem sobre a superfície.
A conclusão vai de encontro a teorias atuais que afirmam que bons adesivos se caracterizam por moléculas que apresentam grande propriedade de atração às moléculas da superfície à qual estejam unidas.

Texto Anterior: Vulcão causou extinção em massa, diz estudo
Próximo Texto: Cheiro de lavanda pode ajudar idosos a dormir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.