São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogado pede suspensão de novela da Rede Globo

PAULO REIS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Péricles Crispim ou Sílvio de Abreu, quem será a próxima vítima? A acusação de plágio, envolvendo o advogado fluminense e o novelista paulista deve ser julgada na próxima semana na 3ª Câmara Cível, do Fórum do Rio.
O advogado Péricles Crispim, 43, afirma que a novela "A Próxima Vítima", de Sílvio de Abreu, que vai ao ar de segunda a sábado às 20h30, foi baseada em uma sinopse enviada por ele à Rede Globo em 1991 com o título de "Por Um Raio de Luz".
Por causa disso, há três meses, Crispim deu entrada num processo na 12ª Vara Cívil contra a Rede Globo, pedindo a suspensão da novela "A próxima vítima".
O juiz não aceitou o pedido de suspensão e o advogado recorreu. Crispim pediu então à Justiça que sejam depositados dez salários mínimos, por capítulo, como indenização.
"Não sou bobo. Esperei 40 capítulos para me certificar que a história era minha. Mas se eu não conseguir provar na Justiça, eu vou ter que pagar as custas do processo", disse Crispim.
Crispim diz que escreveu o livro há 15 anos, antes de se tornar advogado -profissão que exerce há 14 anos com um escritório em Nova Iguaçu.
O advogado afirma ter registrado a adaptação do livro em novela na Biblioteca Nacional do Rio.
Crispim afirma que a história que está no ar é bastante parecida com a dele.
O novelista Sílvio de Abreu afirma que não conhecia a sinopse do advogado.
"É uma loucura porque quem determina a história é o autor. Nunca tive conhecimento nem do livro, nem da sinopse deste senhor", disse.
"Só depois desta história toda é que fui ler o roteiro dele. É um monte de clichês, bobagens de histórias policiais. Tenho 20 anos de trabalho e dez novelas. Já provei que não preciso roubar idéias de ninguém, ao contrário, tenho muitas", disse Abreu.
"Ele diz que na história dele tem uma luva preta que sempre aparece. Na minha novela é um carro preto. Ora, no 'Sheik de Agadir' também tinha uma luva. O que eu acho é que ele está contando uma história que ele está vendo no ar", ironiza Abreu.
O processo deve ser julgado na semana que vem.
Abreu se diz tranquilo com o resultado. "Vamos esperar que essa história tenha fim. Estou confiante."
"Não abriria um processo se não estivesse seguro dele", rebate Crispim.

Texto Anterior: COMPARE OS TEXTOS
Próximo Texto: É vital manter os canais abertos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.