São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo nega 'Grande Sérvia'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro das Relações Exteriores da Bósnia, Muhamed Sacirbey, disse que o acordo acertado ontem elimina a possibilidade de criação da "Grande Sérvia".
A chamada "Grande Sérvia" seria uma nação formada pela união de todos os territórios de maioria étnica sérvia na Sérvia, Montenegro, Bósnia e Croácia.
"Descartamos definitivamente a possibilidade da criação de uma 'Grande Sérvia' em nossa porta", afirmou Sacirbey, em Genebra.
O acordo de Genebra permite que os sérvios da Bósnia estabeleçam relações especiais com a Sérvia e Montenegro, mas descarta a formação de uma federação.
Antes da divisão da Iugoslávia, em 91, os sérvios tinham o controle do Estado iugoslavo.
O grande temor dos bósnios e croatas era de que os sérvios da Bósnia pudessem formar uma confederação com a Sérvia e, então, tentar anexar à federação regiões da Bósnia e da Croácia de maioria sérvia.
O chamado à unidade sérvia tem sido usado frequentemente pelo líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, para pedir um envolvimento mais direto da Sérvia no conflito bósnio.
A Sérvia tem reduzido progressivamente sua ajuda aos sérvios da Bósnia, na tentativa de que a ONU suspenda um embargo comercial.

Texto Anterior: Conheça as razões do conflito
Próximo Texto: Deflação indica paz à vista em Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.