São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventor cria lixeira antibomba

DE PARIS

Uma lata de lixo que apita e acende luzes vermelhas quando "percebe" uma bomba em seu interior foi apresentada ontem por um empresário-inventor francês.
As cerca de 20 mil latas de lixo de Paris são um dos locais preferidos pelos terroristas para esconder explosivos.
Num dos seis atentados deste ano, no Arco do Triunfo, 11 turistas ficaram feridos por causa de bomba escondida numa lixeira.
Depois do início da onda de atentados, em julho, as latas de lixo de estações de metrô, de trem, aeroportos e de outros locais de grande concentração de pessoas foram lacradas.
Segundo seu inventor, Michel Lefvre, a lixeira antibomba possui um aparelho eletrônico que detecta a presença de objetos metálicos de grande volume.
Três luzes vermelhas piscam e uma sirene apita quando o aparelho detecta objetos de metal. O preço é equivalente a R$ 200,00.
"Eu passeei com minha família pelos Champs Élysées (avenida que termina no Arco do Triunfo) dois dias antes do atentado. Foi então que tive a idéia de inventar um aparelho para evitar aquilo", disse o inventor-empresário.
Lefvre conta também que sua equipe já teria inventado uma destruidora de seringas descartáveis, em 1992, para ajudar no combate à Aids.

Texto Anterior: França põe Exército na rua contra terror
Próximo Texto: Tribunal da ONU examina teste francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.