São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo destrói mata em Ribeirão

ELIAS GIBRAN NETO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Um incêndio consumiu ontem pelo menos 720 mil m2 de mata pertencente à USP em Ribeirão Preto (310 km ao norte de SP).
A área atingida equivale a 92 campos de futebol como o do estádio do Morumbi, em São Paulo.
O fogo teve início por volta das 13h e foi controlado cerca de duas horas depois.
Dois carros do Corpo de Bombeiros, três caminhões-pipa da usina de açúcar São Francisco e um trator da USP com contêiner de água participaram da operação.
As fazendas Conquista e Passaredo, vizinhas à USP, também foram atingidas pelas chamas.
Segundo o supervisor de segurança da USP (Universidade de São Paulo), José Carlos Bussulo, 36, o fogo teve origem na fazenda Conquista, a partir da queimada do canavial.
A prefeitura do campus da USP registrou boletim de ocorrência no 3º DP (Distrito Policial) de Ribeirão Preto, para que sejam apurados os responsáveis pelo incêndio.
A queimada de cana é proibida por lei federal e se caracteriza por crime ao meio ambiente.
Foi o maior incêndio ocorrido no campus da USP em Ribeirão e o segundo deste ano. O primeiro, no dia 29 de agosto, e queimou 25 mil m2, área equivalente a três campos como o do Morumbi.
Uma área de mata ciliar -que envolvia uma mina de água- também foi destruída pelo fogo.
No momento do incêndio no campus da USP, dois outros carros dos bombeiros estavam sendo usados no combate a outros focos de incêndio na cidade.
Há 60 dias não chove em Ribeirão Preto, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola, órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado.

LEIA MAIS
Sobre queimadas à pág. 2.

Texto Anterior: Gustavo Bulhões é indiciado por homicídio; O NÚMERO; S. Bernardo aprova projeto sobre cinto; Encontrado outro acampamento no Rio; Festa do Peão deixa 3 meninas feridas; SUPERSENA
Próximo Texto: Bombeiros entram em alerta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.