São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura vai apurar assédio sexual em ônibus

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf (PPR) determinou à Secretaria Municipal dos Transportes que apure se as mulheres que utilizam os ônibus da cidade estão sendo vítimas de assédio sexual.
Esse problema vem acontecendo nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
As mulheres do ABC querem vagões exclusivos para evitar o contato corporal com os homens dentro dos trens nos horários de rush.
A direção da CPTM está estudando a viabilidade da medida.
No caso dos ônibus, o prefeito não adiantou como seria possível operacionalizar a separação entre homens e mulheres, caso a medida venha a ser implementada na cidade.
O prefeito também autorizou as empresas privadas que operam na cidade a adquirir ônibus articulados, que transportam mais passageiros e reduzem os custos.
Esses ônibus devem ser utilizados preferencialmente nos corredores exclusivos.

Abrigos
O secretário do Planejamento, Roberto Paulo Richter, prometeu ontem instalar, no prazo de dez meses, 9.000 abrigos para substituir os pontos de ônibus na cidade.
Richter não soube informar qual é o custo unitário do abrigo. Mesmo assim, ele garantiu que o setor privado se interessará pelo programa anunciado ontem.
O secretário batizou o programa de "projeto Paris". Segundo ele, os abrigos que a prefeitura quer instalar são semelhantes aos de Paris. O modelo exibido ontem na sede da prefeitura, é feito em aço inox e vidro.
Segundo Richter, o vidro é inquebrantável. Para ele, a população não depredará equipamento. "Quando a prefeitura faz alguma coisa bonita, a população preserva", disse.
A prefeitura já havia apresentado um modelo este ano, mas não conseguiu instalar nenhum abrigo.

Texto Anterior: OS PRÓS E CONTRAS DO PROGRAMA
Próximo Texto: Prefeitura inicia blitz em 162 cruzamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.