São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas particulares boicotam cadastramento

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Sieeesp (sindicato das escolas particulares do Estado de São Paulo) está orientando suas filiadas a não cadastrarem os alunos de 1º e 2º graus enquanto o governo não assinar um convênio, garantindo o sigilo dos dados dos estudantes.
"Acho louvável a iniciativa do governo de recensear os alunos do Estado, mas quero garantir que os dados que as escolas particulares fornecerem só serão usados para o fim proposto, que é educacional", diz o advogado do Sieeesp, Adib Salomão, 62.
"Imagina, pode começar a aparecer mala direta de campanha eleitoral ou de produtos nas casas dos pais dos alunos de escolas particulares", afirma Salomão. "Isso seria muito desagradável."
Ontem foi o Dia Estadual de Cadastramento de Alunos de 1º e 2º Graus, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (leia textos nesta página).
O cadastramento consiste em cada aluno preencher uma ficha, com todos os dados da carteira de identidade ou da certidão de nascimento (para quem não tiver RG), mais o endereço completo.
O aluno receberá, depois, um Registro de Aluno (RA), que será um número igual ao RG. Um convênio com a Secretaria de Segurança Pública garante a verificação dos dados fornecidos pelos alunos.
O governo diz que isso é necessário para racionalizar sua rede -haveria de 300 mil a 500 mil "fantasmas" entre os cerca de 6,5 milhões de estudantes, devido a matrículas em mais de um lugar.
As 6.800 escolas estaduais têm até sexta-feira para o cadastramento. A secretaria estendeu para 29 de setembro esse prazo para as escolas municipais e particulares.
Ontem no final da tarde, o Sieeesp e a Secretaria da Educação estavam discutindo uma minuta de convênio, que deve ser assinado ainda esta semana.
O Grupo, associação de escolas particulares que reúne 54 instituições no Estado, também está aguardando a decisão do Sieeesp para começar o cadastramento.

Rede municipal
Já as escolas municipais de São Paulo começaram ontem mesmo o cadastramento.
Na última quarta-feira, o secretário Municipal de Educação, Sólon Borges dos Reis, e a secretária de Estado, Rose Neubauer, assinaram um "termo de cooperação técnica", que é uma espécie de convênio como o pedido pelo Sieeesp.

Texto Anterior: Máxima de 32,2°C é a maior do inverno
Próximo Texto: Alunos cabulam para cadastrar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.