São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
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Rigor e despojamento marcam estréia de Gades

CELSO FIORAVANTE
ENVIADO ESPECIAL A BUENOS AIRES

O bailarino espanhol Antonio Gades fez anteontem, no teatro Colón, em Buenos Aires, a estréia da turnê sul-americana de sua nova coreografia, "Fuente Ovejuna", baseada em peça homônima de 1610 do escritor também espanhol Lope de Vega (1562-1635).
Gades e sua companhia se apresentam no Brasil a partir do próximo dia 19, no Teatro Municipal de São Paulo. Além desta coreografia -que no país ganhou o nome "Paixão Andaluza"-, encenam também "Carmen", um clássico de seu repertório.
"Paixão Andaluza" é baseada em um fato de crônica conhecido como Levante dos Camponeses, ocorrido em 1476, no povoado espanhol de Fuente Ovejuna.
Revoltado com o tirano senhor de terras, que acabara de estuprar a jovem Laurencia no dia de seu casamento com Frondoso, a população local se arma com suas ferramentas de trabalho e mata o tirano. Levados a julgamento e perguntados pelo rei sobre quem matou o comendador, respondem: "Foi Fuente Ovejuna".
Mas que o espectador não espere muita "paixão" neste seu novo espetáculo. A paixão de Gades existe, mas é sobretudo em relação ao seu trabalho. A paixão arrebatadora, aquela que se vê com frequência nos floreios do flamenco, pouco aparece. Ela cede lugar à parcimônia dos cenários, dos figurinos, dos gestos.
Há muito tempo Gades prega uma volta às origens como forma de resgatar o flamenco -e por consequência, outras manifestações populares espanholas- de um estado de prostituição em que se encontrava, uma espécie de desvirtuamento da cultura de seu país. Isso teria ocorrido principalmente durante a ditadura de Franco, em que toda manifestação ligada a uma tradição regional era um atentado contra o Estado. Em "Paixão Andaluza", sonho acalentado durante dez anos, Gades coloca essa "volta" em prática. Primeiro pesquisou durante vários anos nos campos e montanhas da Espanha as músicas e danças que fariam parte do espetáculo, que não é só flamenco. Gades acredita que a unidade espanhola exista principalmente através de sua diversidade sincrônica.
Também aboliu virtuosismos ostensivos. Todo e qualquer pequeno gesto é carregado principalmente de rigor. A intenção -bem-sucedida- não é encher os olhos, mas o coração.

No Brasil
Antonio Gades inicia sua turnê brasileira em São Paulo, no Teatro Municipal. Nos dias 19 e 20, às 21h, apresenta "Carmen". Nos dias 22 e 23, às 21h, e 24, às 17h, apresenta "Paixão Andaluza". Os ingressos custam R$ 80,00 (setor 1), R$ 60,00 (setor 2), R$ 40,00 (setor 3), R$ 30,00 (setor 4) e R$ 20,00 (setor 5). A compra de ingressos para os dois espetáculos dá direito a desconto de cerca de 15%. A turnê prossegue no Rio (dias 26, 28, 30 e 1º de de outubro), em Belo Horizonte (dias 2 e 3 de outubro), Brasília (dias 4 e 5 de outubro), Salvador (dia 6 de outubro), Curitiba (dias 9 e 10 de outubro) e Porto Alegre (dias 12 e 13 de outubro). Nos próximos dias 21 de setembro e 7 outubro, o grupo fará duas apresentações gratuitas de "Carmen"em Campinas e no Rio, respectivamente.

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