São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México e rebeldes têm acordo de princípio

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

Após seis encontros em cinco meses de negociações, o governo mexicano e o EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) chegaram a acordo de princípio.
Será instalada a partir de 1º de outubro uma mesa de trabalho sobre direitos indígenas, primeiro passo para a assinatura de um tratado definitivo de paz.
A agenda acordada prevê também mesas de trabalho sobre "Democracia e Justiça" e "Bem-estar e Desenvolvimento". Os zapatistas exigiam que tópicos de âmbito nacional -e não apenas relacionados ao Estado de Chiapas- constassem do diálogo.
"O acordo e a agenda das negociações representam o início de uma nova etapa no diálogo", declarou o bispo Samuel Ruiz, mediador das conversações.
O conflito entre as partes começou em 1º de janeiro de 1994, quando o EZLN tomou à força várias comunidades do Estado de Chiapas, exigindo melhores condições para os índios da região.

Texto Anterior: Québec faz plebiscito sobre independência
Próximo Texto: França detém 40 em ação contra terror argelino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.