São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trens da CPTM vão ter vagões só para mulheres

DA FOLHA ABCD; DA REPORTAGEM LOCAL

Medida para evitar molestamento sexual entra em vigor daqui a 30 dias
Reportagem Local
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou ontem que vai criar vagões exclusivos para mulheres, idosos e deficientes, atendendo à reivindicação de um grupo de mulheres de Mauá (Grande São Paulo).
As mulheres, do Clube de Mães de Vila Falchi, iniciaram a campanha pela criação de vagões femininos há um mês. Elas afirmam ser vítimas de molestamento sexual dentro dos trens, principalmente durante os horários de pico.
Representantes do grupo entregaram ontem ao diretor-presidente da CPTM, José Roberto Medeiros da Rosa, 51, um abaixo-assinado com 4.600 assinaturas.
"Não dava mais para suportar essa situação. Há muitos homens que se aproveitam das mulheres", afirmou Regina Maria de Lourdes Nascimento, presidente do Clube de Mães da Vila Falchi.
Os vagões exclusivos devem começar a circular em 30 dias, em caráter experimental. Serão os dois primeiros ou os dois últimos das composições. A identificação será feita por meio de placas.
"O período de um mês servirá para a divulgação do novo serviço. Vamos confeccionar cartazes e, dentro do possível, fazer uma campanha educativa", disse Rosa.
Segundo ele, os vagões vão circular durante todo o dia e não apenas nos horários de pico, como reivindicava o Clube de Mães.
Os vagões exclusivos serão implantados nas cinco linhas da CPTM, que serve 22 municípios da Grande São Paulo, entre eles Osasco, Mogi das Cruzes, Francisco Morato e todo o ABCD.
"Foi uma glória. Agora é só torcer para que os 30 dias passem rápido", disse Rosilda Queiroz Gomes, 37, do Clube de Mães e usuária do trem.

Texto Anterior: Leitor solicita instalação de cavalete triplo e não é atendido
Próximo Texto: Taxistas terão de colar foto no pára-brisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.