São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Notícia não assusta consórcios

DA REPORTAGEM LOCAL

A formação de um megaconsórcio com o Bradesco, Globo e a empresa norte-americana de comunicações AT&T, anunciada ontem, não assustou os outros grupos que devem disputar a exploração da "banda B" para comunicações móveis (telefonia celular).
"A notícia não é assustadora, é animadora", diz Otávio Azevedo, presidente da AG Telecomunicações, do grupo Andrade Gutierrez. A empresa deve participar da disputa junto com a US West (uma companhia telefônica dos EUA).
Segundo Azevedo, todos os grupos estão se fortalecendo para concorrer em igualdade de condições. Ele acredita que a competição será bastante nivelada.
Gilson Rondinelli Filho, gerente da Telesp Celular, concorda com Azevedo. Segundo ele, a reorganização dos grupos vai aumentar a competição no mercado de telefonia celular brasileiro já a partir do segundo semestre de 96, quando devem começar as concorrências.
"Todas as grandes empresas de telecomunicação do mundo devem estar presentes nos grupos de consórcio que estão se formando, porque o mercado brasileiro é muito atraente", diz Rogério Braga, gerente na Arbi Participações, que integra um dos grupos.
Para José Barbosa Mello, da Odebrecht Automação e Telecomunicações, que também participa de um grupo, as regras a serem estabelecidas pelo governo provavelmente vão impedir a formação de um monopólio no setor (exploração por um único grupo).
"Se forem mantidas as regras da concorrência anterior (que acabou não acontecendo), quem ganhar o direito de exploração em uma região não poderá ter participação superior a 10% nas demais regiões", explica ele.
A formação do megaconsórcio era esperada pelos concorrentes. "A notícia de que as três empresas estavam negociando já era conhecida pelo setor", diz Mello.
Para Azevedo, da AG Telecomunicações, o fortalecimento dos grupos concorrentes irá beneficiar o consumidor de telefone celular. "Vai ser um grande jogo, uma grande competição, e o resultado será o oferecimento de um serviço de melhor qualidade", afirma.

Texto Anterior: OS INTEGRANTES DO CONSÓRCIO
Próximo Texto: Entenda o que é a "banda B"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.