São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra traz desenhos da arquitetura de SP

MARA GAMA
DA REDAÇÃO

Mostra: Os Desenhos da Arquitetura
Onde: A.S. Studio (al. Santos, 1.787, térreo, tel. 253-3233)
Quando: de hoje (abertura às 19h) a 14 de outubro
Horário: das 14h às 19h (de segunda a sexta) e das 10h às 14h (sábado)
Quanto: entrada franca

Muito antes do sucesso dos "making of" (documentários sobre filmagens) de cinema, croquis, plantas e esboços de projetos já encantavam estudantes e apreciadores da arquitetura.
A exposição "Os Desenhos da Arquitetura", que começa hoje, mostra ao público aquilo que geralmente só é visto dentro do circuito do planejamento e da construção.
É uma coletiva de "visões de arquitetura". São 16 desenhos, feitos entre as décadas de 20 e 70, que revelam aspectos diversos do processo de criação e concepção das obras. Há desde esboços iniciais, primeira idealização do projeto, até perspectivas com a implantação de prédios na cidade, em desenhos já feitos para "vender" a construção do ponto de vista imobiliário.
É difícil destacar um projeto na exposição: estão ali alguns dos desenhos que originaram o Museu de Arte de São Paulo, de Lina Bo Bardi (1914-1992), a perspectiva refinada de uma ponte sobre o rio Tietê, de Elisário Bahiana (1891-1980), e o projeto preciso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, de Vilanova Artigas (1915-1985).
Não se trata de uma exposição de arte. A mostra faz uma espécie de arqueologia da criação arquitetônica. Coordenada por Estela Sahn, "Os Desenhos da Arquitetura" tem curadoria de Carlos Martins, Fernando Vazquez e Renato Anelli, grupo de arquitetos da USP de São Carlos.

Texto Anterior: Nando Reis promete fazer show dançante
Próximo Texto: Quarteto de Tóquio reeduca audição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.