São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferro mostra momentos da história da arte

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: Sérgio Ferro - Pinturas
Onde: Galeria Votri (Rio Design Center, 270, loja 201-E, Leblon, tel. 021/259-9147
Quando: de hoje a 30 de setembro

Há 11 anos sem expor no Rio, o artista plástico Sérgio Ferro, 57, inaugura hoje na galeria Votri uma mostra com 18 peças inéditas, todas produzidas este ano.
Ferro trocou o Brasil pela França há 23 anos. Ex-militante da ALN (Ação Libertadora Nacional), foi preso durante o início do período militar e em 1974 deixou o Brasil, ao receber um convite do governo francês para ensinar em universidades.
Sua volta, diz, é marcada por uma pintura "com mais cor e mais tranquilinha". Ferro mantém uma de suas características: a citação de momentos da história da arte.
No primeiro grupo de telas, Ferro faz referência a motivos clássicos, como os mitos gregos de Orfeu e Eurídice. Na mitologia grega, Orfeu vai ao inferno buscar a mulher morta e comove os mortos com o som de sua lira.
"Busco nos clássicos uma referência para a produção. Os maneiristas fizeram isso no século 16. É uma espécie de citação modificada, o que me fez ser chamado de pós-moderno na França."
O segundo grupo traz obras sem um motivo central, com nus, naturezas mortas e rabiscos. Os quadros foram adquiridos pela galeria.
Sérgio Ferro é professor na Universidade de Grenoble, na França, e coordena um grupo de pesquisa sobre fases da produção artística.
Na França, começou também a produção de painéis urbanos. Tem três em Grenoble e um em Lyon. É o autor do painel no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Ferro é um artista brasileiro. "Não pinto coqueirinhos nem mulatas, mas me acho brasileiro e muito latino nessa busca de referências, uma coisa antropofágica, de engolir o que há, mastigar e refazer."

Texto Anterior: Caixa de CDs retrata cenário instrumental
Próximo Texto: 'I Ching' é bom conselheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.