São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim do verão traz o melhor da música pop

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O fim do verão na Europa e nos EUA é a oportunidade para se assistir aos últimos grandes festivais de música pop e algumas das principais turnês de 95.
Na rota musical, há a turnê mais esperada do ano: a do grupo americano de rock R.E.M., que não excursionava desde 89.
Os shows passam pelas principais cidades americanas e terminam, em 18 de novembro, em Atlanta.
O Pearl Jam, um dos grupos de rock mais bem-sucedidos da década, também está na estrada em pequena escala de shows. O principal é dia 17, em New Orleans, com abertura da banda Ramones.
Essa pode ser uma das últimas oportunidades para ver os Ramones ao vivo, já que seus integrantes anunciaram que planejam o fim da banda. E, ao menos até agora, não há desmentidos.
O cantor e compositor inglês David Bowie excursiona pelo Canadá com a banda de rock industrial Nine Inch Nails, na parceria mais curiosa da temporada.
Os grupos ingleses Blur e Stone Roses disputam a preferência em vários escalas européias e fazem os principais shows de rock do Japão na temporada.
O blues domina a cena dos festivais. As melhores opções incluem a guitarra sobrenatural do mítico John Lee Hooker, que se apresenta nos dias 23 e 24 em San Francisco, EUA.
Combinando jazz e "new age" (jazz diluído como música ambiente), Al Di Meola, Stanley Clarke, Jean Luc Ponty e Rite of Strings juntam esforços em datas que cobrem dos EUA à Europa mediterrânea, até o fim do ano.
Os dinossauros correm pela Europa e Japão. Entre os veteranos na estrada, incluem-se o guitarrista Richie Blackmore (do Deep Purple), a dupla vocal dos anos 50 Everly Brothers, a cantora Joan Baez, o progressivo Alan Parsons, os grupos heavy metal Motorhead e Black Sabbath, além dos cantores Art Garfunkel, Gary Glitter e Roger Daltrey (ex-The Who).
Os guitarristas Santana e Jeff Beck fazem uma turnê conjunta pelos EUA. Tentam rivalizar a parceria de Jimmy Page e Robert Plant -guitarra e voz do Led Zeppelin. A dupla apresenta a versão ao vivo de seu reencontro musical, o CD "Acústico"' "No Quarter", nos EUA.

LEIA MAIS
Sobre os shows pelo mundo na pág 6-12

Texto Anterior: Pacotes custam a patir de US$ 435
Próximo Texto: Ingressos podem ser comprados no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.