São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTES DE MENTIRA

Vários países têm bombas atômicas (veja como é uma bomba dessas na página 7).
Mas os Estados Unidos, o Reino Unido e a Rússia não fazem mais testes de verdade. Eles fingem que explodem bombas no computador, para ver o que acontece.
A China testa armas. Só que explode as bombas dentro da China mesmo, enterradas no deserto.
O atol de Mururoa é muito longe da França, embora a França seja a dona dele. Isso deixou as pessoas que moram perto do atol bravas.
A França disse que os testes não têm perigo. As pessoas que moram no Taiti, por exemplo, que é perto do atol, disseram que, então, os franceses podiam ter estourado a bomba perto da França mesmo.
Se nada de errado acontecer com o teste, não há mesmo perigo nenhum. Se houver um acidente, porém, tudo pode ir pelos ares.
Além disso, pode haver vazamento de radiação. Alguns tipos de material soltam pedacinhos invisíveis (nêutrons) que causam muitas doenças nas pessoas. Isso é radiação. As bombas atômicas tornam as coisas radiativas (veja nas páginas 6 e 7).

Texto Anterior: FRANÇA TESTA BOMBAS ATÔMICAS NO PACÍFICO
Próximo Texto: O MUNDO PROTESTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.