São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA NUCLEAR VEM DO NÚCLEO DOS ÁTOMOS

EMICO OKUNO
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

A energia nuclear é a energia contida no núcleo dos átomos e é a forma mais concentrada (reunida) de energia que existe.
Essa energia pode ser liberada em processos de fissão (quebra de núcleos pesados) e de fusão (união de núcleos leves para formar núcleos mais pesados).
A energia liberada pelas fissões nucleares pode ser transformada em energia elétrica, em reatores ou usinas nucleares.
O reator nuclear é uma máquina capaz de produzir energia lentamente, durante um longo período de tempo, por meio de reação de fissão em cadeia controlada (veja no item 4 do quadro).
O urânio usado em reatores é chamado de combustível nuclear. Como qualquer outro combustível, ele se "gasta" com o tempo.
Quando o urânio não pode mais ser utilizado, ele se transforma em rejeito nuclear ou, como é conhecido, em lixo nuclear.
Apesar de não poder mais ser usado em reatores, o rejeito nuclear continua com radioatividade extremamente alta e assim vai permanecer por milhares de anos.
Portanto, esse lixo é muito perigoso aos seres vivos. Por isso, deve ser armazenado muito bem e longe das pessoas.
Mas, ainda hoje, não existe uma forma ou local onde ele possa ser guardado com segurança e durante milhares de anos.

Texto Anterior: O MUNDO PROTESTA
Próximo Texto: EXPLOSÃO DE BOMBA ATÔMICA PROVOCA DOENÇAS COMO O CÂNCER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.