São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romance adolescente é o fio condutor de 'Antes do Amanhecer'

DANIELA ROCHA
DA REDAÇÃO

Filme: Antes do Amanhecer
Diretor: Richard Linklater
Elenco: Julie Delpy e Ethan Hawke
Estréia: hoje, nos cines Calcenter 3, Paulista 3 e West Plaza 1

"Antes do Amanhecer" (Before Sunrise) é o típico filme bonitinho, leve e descompromissado. Poderia ser resumido cruamente como a história de um casal de adolescentes que vive uma paixão por 14 horas até se separar.
Mas não é só isso. O filme tem roteiro muito simples e sua despretensão dá a pitada de charme que faz valer a pena pagar um ingresso para vê-lo. Além disso, traz o insólito par romântico Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke).
Ela, francesa e "intelectual". Ele, americano, adepto do estilo grunge. A situação: os estudantes se cruzam em um trem em Budapeste. O desafio: ele convencê-la a desviar sua rota a Paris para seguir numa visita a Viena. O esperado: que ela tope para todos nós sabermos o que acontece.
E assim é: os desconhecidos passam o dia em Viena, "uma cidade repleta de gente brilhante sem saber o que fazer", como define a produtora, Anne Walker-McBay. Belo cenário e figurantes curiosos completam o filme.
Julie Delpy se delicia no papel da garota esperta, bonita e difícil, qualidades bem inferiores às de Zoe, sua personagem no violento e instigante "Killing Zoe".
Ethan Hawke, revelação de Hollywood (com "Sociedade dos Poetas Mortos" e "Reality Bytes"), faz excelente trabalho ao escancarar o típico adolescente americano, desencanado e com cultura geral medíocre -daí sua ida à Europa, que pouco adianta. Sua interpretação até faz as piadas fracas do texto renderem algumas risadas.

Texto Anterior: Auster toca música favorita
Próximo Texto: 'A Felicidade É...' traz episódios cômicos sobre sonhos e fracassos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.