São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Movimento quer impedir o uso de jet-ski no litoral norte de São Paulo

SALIM BURIHAM
DA FOLHA VALE

O litoral norte começou esta semana uma mobilização contra o uso de jet-ski nas praias da região.
O movimento está acontecendo uma semana após a morte em decorrência de um atropelamento por jet-ski de Robson Monteiro, 12, durante o feriado de 7 de Setembro, em Ubatuba (litoral norte).
Associações de moradores, hoteleiros, pescadores e mergulhadores querem limitar o uso dos aparelhos. Entre as propostas apresentadas está a implantação de praias para uso exclusivo de jet-ski e até a proibição do uso dos aparelhos.
Os donos de 15 hotéis instalados na praia da Enseada, em Ubatuba, pretendem iniciar esta semana uma campanha por maior fiscalização ao uso de jet-ski.
Na briga contra os jet-skis estão também os pescadores do litoral norte. A Colônia de Pesca de São Sebastião quer o uso de jet-skis limitado a praias específicas.
Segundo o presidente da colônia, Valdemar Zanineli, 60, os jet-skis estão destruindo as redes e afugentando os peixes. Ele informou que em um ano foram destruídas 12 redes de pesca nas praias da costa sul.
O biólogo da USP (Universidade de São Paulo) Hertz Figueiredo dos Santos, 35, diz que o movimento de jet-skis e lanchas pode prejudicar a fauna marinha.
Esta semana, moradores de vários bairros de São Sebastião encaminharam um abaixo-assinado à Prefeitura da cidade e à Capitania dos Portos pedindo a proibição dos jet-skis nas praias.
A secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Regina Helena Paiva, disse que a prefeitura pretende aumentar a fiscalização.

Texto Anterior: Casas noturnas se mudam para a praia
Próximo Texto: Religiosos e professores falam sobre exorcismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.