São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Empresas antecipam contratações de verão

LUÍS PEREZ; CARLA ARANHA SCHTRUK; MARIA SANDRA GONÇALVES
ENVIADO ESPECIAL AO LITORAL SUL (SP)

CARLA ARANHA SCHTRUK
Quanto mais quente, melhor. É o que pensam algumas empresas que, embaladas pelo calor do "verão de inverno", estão vendendo como nunca -e contratando. Os principais setores que procuram mão-de-obra são os de cerveja, sorvete e cosmético. A Folha traz, nesta edição, 1.905 vagas (veja ao lado).
"O calor inesperado trará até o final do ano um crescimento significativo nas vendas. Consequentemente será recrutada mais mão-de-obra", diz João Basílio, 51, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Eunice Sanchez, 25, que aproveitava o sol de domingo passado em Santos (litoral de São Paulo), é uma consumidora em potencial. "Estou usando muito mais produtos típicos de verão." Ela deve contribuir para o aumento de 70% nas vendas previsto para este ano.
O calor já pegou comerciantes de surpresa. Gilberto Scabbia, 55, gerente do restaurante Dati, do Guarujá (SP), registrou um aumento de vendas de 30% em relação a 1994. Em Itanhaém (SP), a cerveja acabou sábado passado.
Para evitar o problema, a cervejaria Schincariol, de Itu (interior de São Paulo), vai contratar 500 pessoas. Benício Groplackner, 36, gerente de RH (recursos humanos), diz que 75% das novas vagas são para a linha de produção.
O setor de sorvetes também comemora. "Contrataremos o dobro do efetivo, de olho nas vendas", afirma Sérgio Barbi, 24, gerente de franchising da La Basque.

Colaborou MARIA SANDRA GONÇALVES.

Próximo Texto: VEJA ONDE ESTÃO AS OPORTUNIDADES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.