São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Autor de novelas foi jornaleiro no interior

O autor de novelas Benedito Ruy Barbosa começou trabalhando como jornaleiro.
Apesar de ter nascido em Gália (interior de São Paulo), foi criado em Vera Cruz (437 km a noroeste da capital), onde revendia jornais às segundas-feiras -dia que os diários publicavam edições especiais sobre os jogos do fim-de-semana.
"Antes que o trem chegasse à estação, a uns 200 metros da parada, corria na frente, ia até o vagão onde havia jornais e comprava tudo o que podia", conta. Na época, diz que tinha entre 15 e 17 anos.
"Comprava os jornais por 80 centavos e revendia por dois paus. Saía com uns 50 exemplares debaixo do braço. O pessoal procurava o jornal quando o trem parava e eu já tinha comprado tudo para revender pela cidade. Hoje eu acho que fazia uma sacanagem."
Depois de jornaleiro, Ruy Barbosa foi auxiliar de cartório. O menino do cartório, vivido por ele em 1945, vai aparecer em sua próxima novela, "O Rei do Gado", prevista para ir ao ar em maio do próximo ano. "Em um determinado momento, ele aparece. Sou eu."
Depois fez de tudo: foi caixeiro-viajante, feirante e limpou chão de banco. "A experiência é capital para escrever."

PEQUENO CURRÍCULO
Benedito Ruy Barbosa, 64, é autor de novelas da TV Globo. Sua primeira telenovela foi "Somos Todos Irmãos", que a extinta TV Tupi levou ao ar em 1964. Atualmente, a Globo está reprisando um de seus maiores sucessos, "Renascer", às 14h10.

Texto Anterior: Empresa de cestas contrata temporários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.